Menu
Lexus

CRIADA EM EXCLUSIVO PARA A LEXUS

UMA TEXTURA ÚNICA QUE REVELA A MESTRIA TAKUMI
Descubra mais

YUKO SHIMUZU E O TECIDO ORIGAMI

Como marca de distinção e elegância do Lexus LS, o revestimento das portas deste modelo apresenta um incrível detalhe feito à mão, inspirado na arte ancestral japonesa do Origami. Tratam-se de painéis em tecido franzido, elaborados num pequeno estúdio da cidade histórica de Kioto, cuja autoria é de uma extraordinária mestre Takumi.

Como criar texturas

Plissados à mão, estes painéis são uma equivalência ao Origami, a antiga arte japonesa de dobrar papel, reproduzida em tecido.
A partir de uma única peça têxtil, as pregas manuais formam um padrão desenhado por luz e sombra. No seu estúdio, Yuko Shimizu, da Sankyo Co., Ltd., cria e oferece tecidos de alta qualidade para cortinados, marcas de roupa e vestidos de noiva, sendo estes últimos a sua especialidade. Inspirando-se dia a dia na natureza envolvente, como “O céu, o movimento das nuvens e do rio”, Yuko Shimizu afirma “Por exemplo, fora do nosso estúdio de Kyoto há um rio, e a sua corrente, a fluir sobre os seixos, revela-me padrões que influenciam os meus projetos”.

Com uma forte vontade de continuar a aprender mais de muitas fontes diferentes, não surpreende que Shimizu se começasse a diferenciar dos seus colegas pelo seu pensamento inovador, sempre a criar soluções para obstáculos inesperados, o que resultou numa abordagem fundamental para os desafios específicos que esta iniciativa lhe proporcionou.

O artesanato de Shimizu chamou a atenção do fabricante têxtil Seiren Co., Ltd. Shimizu aplicou a sua experiência em plissados para vestidos de noiva a uma amostra de tecido fornecida pela Seiren. O seu trabalho respondeu ao desejo da Lexus em atribuir ao modelo LS uma característica representativa da intemporalidade do artesanato japonês.

UM NOVO DESAFIO PARA CONCRETIZAR

O desafio enfrentado pela Sankyo consistia em entregar painéis têxteis que refletissem a elegância e o refinamento do LS e que, ao mesmo tempo, fossem capazes de suportar a natureza robusta do interior de um veículo de passageiros - variações climáticas, poeira, uso quotidiano, entre outros. A abordagem pouco ortodoxa de Shimizu tornou esse equilíbrio possível. “Para responder a esse desafio, trouxemos uma forma de pensar totalmente nova e reformulámos completamente os nossos processos de trabalho”, explica Shimizu. Embora na Sankyo as pregas sejam normalmente realizadas por um único Takumi, a transformação deste tecido resistente em painéis pregueados exigiu um Takumi extra. Esta inovação foi seguida por outra, quando Shimizu introduziu novas técnicas para conseguir um brilho que muda conforme o ângulo da luz. À medida que a luz incide sobre o tecido, percebem-se os padrões tridimensionais ao longo do painel, e em cada dobra sobressai o “L” da Lexus.

Embora todos sejam funcionários regulares da empresa, a equipa de Shimizu trabalha à parte como uma unidade familiar. A sua energia, habilidade e esforço combinam-se para elaborar os mais perfeitos tecidos pregueados.

Lexus LY 650 Yacht
Mais do que um mero produto, Shimizu espera que os ocupantes do LS experienciem uma verdadeira filosofia de luxo.

Descubra o LS, o modelo que integra os painéis Takumi.

LEXUS <strong>LS</strong>

LEXUS LS

Resultando de uma viagem criativa de cinco anos, o novíssimo Lexus topo de gama de quinta geração transforma o sedan de luxo numa forma de arte totalmente nova. Os nossos designers sempre foram além dos seus limites, mas o recente LS alarga ainda mais as fronteiras da tecnologia.

CONHEÇA O LEXUS LS